Estágio
na Educação Infantil
Iniciei
meu estágio na Educação Infantil no dia 23 de outubro de 2013 com a turma do
pré III"B" da professora Rosana Bogoni.
Faziam
parte desta turma os alunos:
Alessandro
Alexandrino Pereira
Eliton
Vinicius Moraes de Ramos
Gabriel
Cavagnoli
Humberto
Kercher
Júlia
Emily Belegante Frigotto
Laura
Orth Megiolaro
Lavínia
Toneta
Leonardo
dos Santos Cordeiro
Lindomar
da Costa
Sabrina
Caroline das Chagas Paulino
Samuel
Antonio de Jesus
Samuel
Borga Farina
Vinicius
Pedro Ritter Delani
O tema do meu projeto de estágio era:
O
uso das tecnologias como recurso para o resgate histórico do Município de
Pinheiro Preto.
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos da educação básica um
conhecimento maior da história do município de Pinheiro Preto, e juntamente com
eles fazer o registro dos fatos mais relevantes, procurando usar todos os
recursos tecnológicos possíveis para que todos esses dados e documentos
também possam ser conhecidos pelas futuras gerações.
Durante alguns períodos trabalhei com essa turminha
maravilhosa que me surpreendia a cada dia. Agora vou relatar como foram esses
dias de estágio, as atividades realizadas e os registros feitos durante esse
período.
1º dia:Tema: Conhecendo um pouco mais
sobre a história e cultura do município
Objetivos:
· Conhecer um pouco mais da história do município
de Pinheiro Preto;
· Incentivar os alunos a conhecerem a
evolução da cultura do município;
· Compreender a origem do nome do município;
· Evidenciar objetos tecnológicos e
construções da época dos avós;
· Mostrar aos alunos como funcionavam as
antigas tecnologias de sala de aula.
No primeiro dia do estágio iniciei o trabalho com
uma breve conversa para ver qual era o conhecimento que tinham sobre a cidade
que moravam. Complementei as informações que já tinham e em seguida passei
parte do vídeo institucional do município.
Interessante relatar que quando os alunos viam
algum lugar da cidade que eles conheciam como a escola ou o desfile do
município onde alguns deles haviam participado logo se empolgavam e diziam:
- Olha é a nossa escola. Olha nós ali!
Legenda:
Alunos assistindo ao vídeo Institucional do Município.
Em seguida foi feita a visita ao Museu municipal,
para conhecer as tecnologias usadas no passado, bem como para conhecer um pouco
da história do município através das fotografias e instrumentos expostos.
Conhecendo
o Museu Municipal
|
Turma reunida com a professora regente.
|
Essa visitação foi feita no dia 23/10/2013, e pelas
fotografias, dá para ver o quanto foi interessante e o quanto as crianças
gostam de realizar descobertas, conhecer objetos que não mais fazem parte do
seu cotidiano e o quanto a história de seus antepassados é importante para que
compreendam o momento atual.
|
Crianças observando as fotografias que contam um
pouco da história do município!
|
|
Júlia apontando para antiga ponte que na época
ainda era de madeira.
|
|
Crianças apontando para objetos expostos,
querendo saber para que eles serviam.
|
Legenda: a responsável pelo Museu, Sonia Scarabotto
explicando sobre uma máquina de lavar roupa.
|
Aluna Lavínia fazendo registro do que achou mais
interessante (o dinheiro antigo)
|
|
Aluno Gabriel fazendo registro do que mais gostou
(televisão antiga)
|
|
O encantamento acontecia pela maioria dos objetos
ali expostos.
Outro fato que me deixou surpresa foi o medo que algumas crianças apresentaram
de passar sobre a ponte, pois elas costumam fazer esse trajeto de ônibus ou
carro, então esse foi mais um desafio para eles.
|
Crianças voltando do passeio ao Museu!
|
|
Alunos do Pré assinaram o livro de
visitas do Museu.
|
2º dia:Tema: Registrando a visita ao
museu – O que achei interessante
Objetivos:
· Situar o aluno na história;
· Desenvolver a capacidade de memorização e
expressão;
· Registrar em mural a visita ao museu;
· Desenvolver no aluno o espírito de
pertencimento no processo histórico.
Neste 2º dia retomou-se o debate sobre a ida ao
museu onde cada aluno relatou algo que achou interessante na visita e em
seguida através do projetor multimídia foram mostradas as fotos feitas
durante o passeio, inclusive a que eles próprios tiraram.
|
Alunos vendo as fotos do passeio ao Museu
|
Ao ver as fotos deles da visita ao museu, eles
não tiravam os olhinhos da tela e sabiam dizer direitinho quem tinha tirado
cada foto. O fato de poder participar fazendo seu próprio registro com uma
câmera digital fez com que sentissem que também eram participantes no resgate
histórico do município, eles tinham contribuído e aprendido mais algumas
coisas.
Após ver as fotos e com o registro fotográfico
feito no dia anterior no museu pelos alunos, foi confeccionado um mural
intitulado: Visita ao Museu de Pinheiro Preto – O que a história nos ensina e
o que aprendi no museu. Cada aluno recortou e colou no mural a foto do objeto
que mais gostou e escreveu seu nome ao lado ou abaixo da foto. Ao final do
estágio os alunos levaram sua foto como lembrança.
Acima registro do momento em que os alunos estavam recortando as fotos que haviam feito no museu e montando o mural
abaixo.
Neste dia ainda foi levado para a sala o
antigo projetor de slides em que a gente ouvia e via a historinha sendo
contada de uma maneira diferente. Era uma das tecnologias mais interessantes
da época. Os alunos então tiveram a oportunidade de conhecer , de manusear
esse objeto e de ver e ouvir uma historinha como na época de seus pais.
Também foi levado para sala ainda um toca-discos de vinil ou vitrola, para
que ouvissem uma historinha neste aparelho que também era usado nas décadas
de 70 e 80.
Legenda: Alunos ouvindo uma historinha num
toca-discos de vinil, ou Vitrola.
Essa atividade de visita ao museu foi uma
das que eles mais gostaram.
3º dia:Tema: Conhecendo o município
de Pinheiro Preto.
Objetivos:
· Usar as tecnologias para conhecer mais a
história, fatos e fotos do município;
· Situar o aluno no espaço utilizando-se da
internet;
· Localizar a residência de cada aluno através da
internet;
- Desenvolver a memória e visão espacial
a partir da atividade quebra-cabeça com fotos do Município.
Neste dia, achei melhor começar a atividade
trabalhando com os mapas para que pudessem compreender melhor o que viria
pela frente.
Então no primeiro momento foram levados para sala
os mapas do Brasil, de Santa Catarina e de Pinheiro Preto, colocaram-se os
mapas no chão e todos sentaram ao redor para poder olhar mais de perto. Então
foi explicado que Pinheiro Preto é o município que moramos e que ele fica
dentro do estado de Santa Catarina e que este fica dentro do País chamado
Brasil. Começou-se a explicação mostrando então o mapa do Brasil e fazendo a
localização com eles do estado de Santa Catarina.
Aproveitou-se ainda para mostrar onde ficava a
Estrada de ferro que saia de São Paulo, passava pelo nosso município e ia até
o Rio Grande do Sul.
Legenda: Eu mostrando para o Gabriel e os demais
alunos onde ficava o estado de São Paulo
Em seguida mostrou-se o mapa de Santa Catarina
explicando também que tinham vários municípios além de Pinheiro Preto e foi
questionado se eles sabiam localizar o nosso município. Como era a primeira
vez que alguém mostrava um mapa para eles, eles não sabiam onde ficava Pinheiro
Preto, então foi feita a localização juntamente com eles.
Eu mostrando onde ficava o município de Pinheiro Preto dentro do
Estado de Santa Catarina.
Por último mostrou-se o Mapa de
Pinheiro Preto onde localizamos as comunidades onde moram e também a Estrada de
Ferro onde seria feita a visita no dia seguinte.
Legenda: Eu mostrando para os
alunos no mapa de Pinheiro Preto a Estrada de Ferro
que faz parte da Ferrovia São Paulo – Rio
Grande do Sul.
Após ver os mapas nos dirigimos à
sala informatizada onde através de um computador com acesso à internet ligado ao
projetor multimídia foi feita uma viagem virtual através do Google Earth , trabalhado
a localização do município, das comunidades que a ele pertencem, fazendo com
que os alunos pudessem localizar suas moradias e também os principais lugares
que frequentam como Escola, comunidade e Igreja.
Foi muito legal ver a alegria
deles em poder localizar de outra forma a escola, a ponte pela qual haviam
passado na visita ao museu, o próprio museu, a estrada de Ferro, o caminho que
fariam no dia seguinte para ir até o túnel.
Legenda: Alunos observando a vista
aérea do município, o rio, a ponte e a escola.
Posteriormente utilizando
os computadores os alunos resolveram as atividade de quebra-cabeça criadas a
partir do programa JClic Author, onde foram utilizadas fotos do município de
Pinheiro Preto. Os alunos puderam brincar e aprender mais sobre o lugar onde
vivem através de diversos jogos como quebra-cabeça, jogos da memória e
associação. Esses últimos dois estavam programados para o último dia de aula,
mas os alunos gostaram tanto dos jogos que se acabou fazendo todos neste dia.
Alunos jogando diversos jogos sobre alguns pontos importantes do município.
Alguns dos jogos criados para as crianças aprenderem um pouco mais sobre o município enquanto também se divertiam.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário