TECNOLOGIA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO UNIDOS NO MESMO IDEAL

TECNOLOGIA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO UNIDOS NO MESMO IDEAL

Conhecendo o passado para construir o futuro!

Este blog foi criado com o objetivo de divulgar e registrar para as futuras gerações, um pouco da história do povo de Pinheiro Preto, para que se conheçam as raízes, os fatos, os acontecimentos que deram origem a este município.

Através da tecnologia buscar-se-á fazer tão importante resgate e registro para que em qualquer tempo e lugar possa-se conhecer um pouco mais do lugar onde se vive.

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 2013



Estágio na Educação Infantil 
 Iniciei meu estágio na Educação Infantil no dia 23 de outubro de 2013 com a turma do pré III"B" da professora Rosana Bogoni. 
Faziam parte desta turma os alunos: 
Alessandro Alexandrino Pereira
Eliton Vinicius Moraes de Ramos
Gabriel Cavagnoli
Humberto Kercher
Júlia Emily Belegante Frigotto
Laura Orth Megiolaro
Lavínia Toneta
Leonardo dos Santos Cordeiro
Lindomar da Costa
Sabrina Caroline das Chagas Paulino
Samuel Antonio de Jesus
Samuel Borga Farina
Vinicius Pedro Ritter Delani
O tema do meu projeto de estágio era:
O uso das tecnologias como recurso para o resgate histórico do Município de Pinheiro Preto.
Objetivo Geral 
Proporcionar aos alunos da educação básica um conhecimento maior da história do município de Pinheiro Preto, e juntamente com eles fazer o registro dos fatos mais relevantes, procurando usar todos os recursos tecnológicos possíveis para que todos esses dados e  documentos também possam ser conhecidos pelas futuras gerações.
  Durante alguns períodos trabalhei com essa turminha maravilhosa que me surpreendia a cada dia. Agora vou relatar como foram esses dias de estágio, as atividades realizadas e os registros feitos durante esse período.

1º dia:Tema: Conhecendo um pouco mais sobre a história e cultura do município

Objetivos
· Conhecer um pouco mais da história do município de Pinheiro Preto;
·  Incentivar os alunos a conhecerem a evolução da cultura do município;
·  Compreender a origem do nome do município;
·  Evidenciar objetos tecnológicos e construções da época dos avós;
· Mostrar aos alunos como funcionavam as antigas tecnologias de sala de aula.

No primeiro dia do estágio iniciei o trabalho com uma breve conversa para ver qual era o conhecimento que tinham sobre a cidade que moravam. Complementei as informações que já tinham e em seguida passei parte do vídeo institucional do município.
Interessante relatar que quando os alunos viam algum lugar da cidade que eles conheciam como a escola ou o desfile do município onde alguns deles haviam participado logo se empolgavam e diziam:
- Olha é a nossa escola. Olha nós ali!
Legenda: Alunos assistindo ao vídeo Institucional do Município.
Em seguida foi feita a visita ao Museu municipal, para conhecer as tecnologias usadas no passado, bem como para conhecer um pouco da história do município através das fotografias e instrumentos expostos.  
Conhecendo o Museu Municipal
Turma reunida com a professora regente.
Essa visitação foi feita no dia 23/10/2013, e pelas fotografias, dá para ver o quanto foi interessante e o quanto as crianças gostam de realizar descobertas, conhecer objetos que não mais fazem parte do seu cotidiano e o quanto a história de seus antepassados é importante para que compreendam o momento atual.

 








Crianças observando as fotografias que contam um pouco da história do município!
Júlia apontando para antiga ponte que na época ainda era de madeira.

Crianças apontando para objetos expostos, querendo saber para que eles serviam.

Legenda: a responsável pelo Museu, Sonia Scarabotto explicando sobre uma máquina de lavar roupa.
Aluna Lavínia fazendo registro do que achou mais interessante (o dinheiro antigo)
Aluno Gabriel fazendo registro do que mais gostou (televisão antiga)

O encantamento acontecia pela maioria dos objetos ali expostos.
Outro fato que me deixou surpresa foi o medo que algumas crianças apresentaram de passar sobre a ponte, pois elas costumam fazer esse trajeto de ônibus ou carro, então esse foi mais um desafio para eles.

Crianças voltando do passeio ao Museu!
Alunos do  Pré assinaram o livro de visitas do Museu.
2º dia:Tema: Registrando a visita ao museu – O que achei interessante
Objetivos:
· Situar o aluno na história;
· Desenvolver a capacidade de memorização e expressão;
· Registrar em mural a visita ao museu;
· Desenvolver no aluno o espírito de pertencimento no processo histórico.

Neste 2º dia retomou-se o debate sobre a ida ao museu onde cada aluno relatou algo que achou interessante na visita e em seguida através do projetor multimídia foram mostradas as fotos feitas durante o passeio, inclusive a que eles próprios tiraram.
Alunos vendo as fotos do passeio ao Museu
Ao ver as fotos deles da visita ao museu, eles não tiravam os olhinhos da tela e sabiam dizer direitinho quem tinha tirado cada foto. O fato de poder participar fazendo seu próprio registro com uma câmera digital fez com que sentissem que também eram participantes no resgate histórico do município, eles tinham contribuído e aprendido mais algumas coisas. 
Após ver as fotos e com o registro fotográfico feito no dia anterior no museu pelos alunos, foi confeccionado um mural intitulado: Visita ao Museu de Pinheiro Preto – O que a história nos ensina e o que aprendi no museu. Cada aluno recortou e colou no mural a foto do objeto que mais gostou e escreveu seu nome ao lado ou abaixo da foto. Ao final do estágio os alunos levaram sua foto como lembrança. 











Acima registro do momento em que os alunos estavam recortando as fotos que haviam feito no museu e montando o mural abaixo.
 Neste dia ainda foi levado para a sala o antigo projetor de slides em que a gente ouvia e via a historinha sendo contada de uma maneira diferente. Era uma das tecnologias mais interessantes da época. Os alunos então tiveram a oportunidade de conhecer , de manusear esse objeto e de ver e ouvir uma historinha como na época de seus pais.



Também foi levado para sala ainda um toca-discos de vinil ou vitrola, para que ouvissem uma historinha neste aparelho que também era usado nas décadas de 70 e 80.
 
Legenda: Alunos ouvindo uma historinha num toca-discos de vinil, ou Vitrola.

 Essa atividade de visita ao museu foi uma das que eles mais gostaram.

3º dia:Tema: Conhecendo o município de Pinheiro Preto.

Objetivos
· Usar as tecnologias para conhecer mais a história, fatos e fotos do município; 
· Situar o aluno no espaço utilizando-se da internet;
· Localizar a residência de cada aluno através da internet; 
- Desenvolver a memória e visão espacial a partir da atividade quebra-cabeça com fotos do Município.

Neste dia, achei melhor começar a atividade trabalhando com os mapas para que pudessem compreender melhor o que viria pela frente.

Então no primeiro momento foram levados para sala os mapas do Brasil, de Santa Catarina e de Pinheiro Preto, colocaram-se os mapas no chão e todos sentaram ao redor para poder olhar mais de perto. Então foi explicado que Pinheiro Preto é o município que moramos e que ele fica dentro do estado de Santa Catarina e que este fica dentro do País chamado Brasil. Começou-se a explicação mostrando então o mapa do Brasil e fazendo a localização com eles do estado de Santa Catarina.
Aproveitou-se ainda para mostrar onde ficava a Estrada de ferro que saia de São Paulo, passava pelo nosso município e ia até o Rio Grande do Sul.
Legenda: Eu mostrando para o Gabriel e os demais alunos onde ficava o estado de São Paulo

Em seguida mostrou-se o mapa de Santa Catarina explicando também que tinham vários municípios além de Pinheiro Preto e foi questionado se eles sabiam localizar o nosso município. Como era a primeira vez que alguém mostrava um mapa para eles, eles não sabiam onde ficava Pinheiro Preto, então foi feita a localização juntamente com eles.
Eu mostrando onde ficava o município de Pinheiro Preto dentro do 
Estado de Santa Catarina.



Por último mostrou-se o Mapa de Pinheiro Preto onde localizamos as comunidades onde moram e também a Estrada de Ferro onde seria feita a visita no dia seguinte.



Legenda: Eu mostrando para os alunos no mapa de  Pinheiro Preto  a Estrada de Ferro
 que faz parte da Ferrovia São Paulo – Rio Grande do Sul.
Após ver os mapas nos dirigimos à sala informatizada onde através de um computador com acesso à internet ligado ao projetor multimídia foi feita uma viagem virtual através do Google Earth , trabalhado a localização do município, das comunidades que a ele pertencem, fazendo com que os alunos pudessem localizar suas moradias e também os principais lugares que frequentam como Escola, comunidade e Igreja.

Foi muito legal ver a alegria deles em poder localizar de outra forma a escola, a ponte pela qual haviam passado na visita ao museu, o próprio museu, a estrada de Ferro, o caminho que fariam no dia seguinte para ir até o túnel.


Legenda: Alunos observando a vista aérea do município, o rio, a ponte e a escola.
Posteriormente utilizando os computadores os alunos resolveram as atividade de quebra-cabeça criadas a partir do programa JClic Author, onde foram utilizadas fotos do município de Pinheiro Preto. Os alunos puderam brincar e aprender mais sobre o lugar onde vivem através de diversos jogos como quebra-cabeça, jogos da memória e associação. Esses últimos dois estavam programados para o último dia de aula, mas os alunos gostaram tanto dos jogos que se acabou fazendo todos neste dia.








Alunos jogando diversos jogos sobre alguns pontos importantes do município.







Alguns dos jogos criados para as crianças aprenderem um pouco mais sobre o município enquanto também se divertiam.







Nenhum comentário:

Postar um comentário