4º dia- Tema:Valorizando os pontos
turísticos do município.
Objetivos:
·Visitar o principal ponto turístico do município;
·Ressaltar a importância histórica do túnel e da estrada de
ferro para o surgimento do município de Pinheiro Preto;
·Relacionar outros acontecimentos históricos como o assalto ao
Trem Pagador;
·Reproduzir em desenho o túnel.
O passeio foi agendado previamente com a Secretaria de Educação, pois precisava
de transporte. Assim saímos da escola com meia hora de atraso, pois dependíamos
do motorista, saímos da escola, portanto às treze horas e trinta minutos. Fomos
até o túnel e chegando lá foi explicado para os alunos o ano em que foi
concluída a construção do túnel, e que esta informação estava gravada sobre a
entrada do mesmo. Também foi explicado o motivo da construção, e quais estados estão
ligados por essa ferrovia, informações que também estão registradas sobre a
entrada como se pode observar nas fotos abaixo.
Alunos e professoras
chegando próximo ao túnel.
Professora mostrando a escrita impressa
logo acima da entrada do túnel para os alunos e explicando o que significava
aquela escrita.
Alunos observando a escrita e o túnel e
fazendo seus questionamentos.
Tradicional foto tirada na
entrada do túnel com a turma toda.
Alunos e professora fazendo a
travessia do túnel e observando como ele foi
Construído e como são as paredes
internas.
Após ter feito a travessia do túnel, chegamos até o cemitério.
O cemitério do túnel fica localizado a mais ou menos 50m do túnel e para
chegar até ele é necessário atravessar o túnel. Explicou-se para as crianças
que foram enterradas alguns trabalhadores que morreram ou foram assassinados na
época em que estava sendo construída a estrada de ferro. No local existem
algumas cruzes para simbolizar os túmulos das vítimas que se encontravam
enterradas.
Ainda durante a visita,
contou-se aos alunos que perto dali aconteceu um assalto que ficou conhecido
por todo país o famoso: Assalto ao trem Pagador e que algumas pessoas acabaram sendo
assassinadas no local, mas que não poderíamos ir até o local onde existe um
monumento chamado Cruz do Zeca Vacariano, pois não daria tempo e pra eles não
seria tão perto assim.
Foi feito durante o passeio o registro em fotos e filmagens
que foram mostradas aos alunos no último dia de aula.
Já de volta a escola os alunos fizeram a representação da visita ao túnel
através de um desenho, onde demonstraram a compreensão que tiveram do local. Como
o túnel é um pouco complicado de se desenhar, optou-se por dar um pequeno
esboço do túnel aos alunos e estes completaram o desenho de acordo com sua
compreensão.
Cada aluno tem sua própria compreensão e representa seus desenhos da
forma que consegue, mas quanto mais rica for sua experiência sobre o assunto,
quanto mais informações tiver sobre o que terá que representar, melhor será sua
representação. O mesmo está descrito no RCNEI:
Embora seja possível identificar espontaneidade e autonomia na exploração e no fazer artístico das crianças, seus trabalhos revelam: o local e a época histórica em que vivem; suas oportunidades de aprendizagem; suas ideias ou representações sobre o trabalho artístico que realiza e sobre a produção de arte à qual têm acesso, assim como seu potencial para refletir sobre ela. (Referencial Curricular Nacional para a educação infantil, Vol. III, 1998, p.88).
Legenda: Aluna fazendo seu desenho
sobre o túnel.
Nessa atividade os alunos tiveram a oportunidade de expressar o que
compreenderam do passeio e fizeram isso de forma bem tranquila. Lembraram
direitinho do que viram no passeio e enquanto faziam a atividade iam falando o
que lembravam. Foi levada para a sala também um banner com a foto do local e
nele estava escrito: 100 anos do túnel. Como uma das alunas da turma já sabe
ler, ela foi lendo e perguntou se o túnel tinha essa idade, então foi explicado
que aquele Banner tinha sido feito a alguns anos e que neste ano o túnel estava
completando 104 anos portanto. Todos os questionamentos que os alunos fazem no
decorrer do trabalho acabaram enriquecendo ainda mais o estágio.
Legenda: Aluno desenhando a estrada
de ferro e a vegetação ao redor do túnel.
Legenda: A percepção dessa aluna à
detalhes como os buracos e pedras que fazem parte do túnel.
5º dia: Tema: Jogo da memória e Blog
do estágio
Objetivos:
· Desenvolver a memória e a concentração através do jogo da
memória.
·
Inteirar os alunos sobre o que é um blog.
· Realizar jogos de associação de fotos antigas e fotos atuais
dos mesmos locais.
· Registrar no blog as avaliações dos alunos sobre o estágio.
· Disponibilizar em bilhete para os pais o endereço do blog
para que os mesmos possam fazer o acompanhamento das atividades que foram
desenvolvidas.
Observação:
Como os jogos já haviam sido feito em dias anteriores, mudou-se um pouco a programação.
Neste último dia
então os alunos foram levados novamente até a sala informatizada onde através
do Projetor Multimídia foram passadas as fotos deles, tiradas nos locais em que
foram feitas as visitações, as fotos das atividades que realizaram na escola e as
filmagens feitas nos passeios.
Em seguida explicou-se sobre o blog criado que contém
o registro do que foi desenvolvido
durante o estágio, mostrou-se para os alunos o resultado deste trabalho, a
participação deles no registro da história do município e sugeriu-se que
levassem para casa o endereço do mesmo e que a partir dele seus pais também
poderiam estar acessando e vendo as fotos dos passeios e do que foi
desenvolvido durante todo o estágio.
Legenda: Alunos assistindo algumas das fotos que foram postadas no blog.
Depois de mostrar o blog, como
avaliação do estágio fez-se o registro da opinião de cada criança em relação às
atividades desenvolvidas durante o mesmo, sobre o assunto abordado, se eles
acharam interessante e se gostaram de fazer esses tipos de atividades. Esse
registro foi feito em forma de filmagens individuais.
Houveram algumas crianças que conseguiram expressar bem o que acharam do
trabalho outras sentiram-se envergonhadas diante da câmera, mas cada qual
deixou sua opinião.
Importante destacar que o estudo
sobre o município faz parte do conteúdo e do currículo escolar desses alunos e
que a professora regente aproveitou para desenvolver as atividades que já
estavam pré- organizadas após o estágio complementando assim o trabalho iniciado.
Legenda: No
destaque: no título: Faça um desenho bem bonito do município e recorte de
revistas imagem do município, e cole abaixo: a aluna desenhou e colou a imagem
do Museu.
Obs: Essa atividade já estava programada na apostila
dos alunos, mas que foi realizada após o estágio quando tiveram oportunidade de
conhecer um pouco mais sobre o município.
Ao final de tudo na sala foi levada uma pequena lembrança do estágio para
os alunos. Essa lembrança foi confeccionada de acordo com um dos símbolos da
cidade que é a Uva e também com a foto da turma em frente ao museu. Pela reação
dos alunos eles gostaram de receber o chaveirinho e com certeza mais ainda por
se verem na foto com os demais coleguinhas.
Legenda: Lembrancinha entregue para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário