TECNOLOGIA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO UNIDOS NO MESMO IDEAL

TECNOLOGIA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO UNIDOS NO MESMO IDEAL

Conhecendo o passado para construir o futuro!

Este blog foi criado com o objetivo de divulgar e registrar para as futuras gerações, um pouco da história do povo de Pinheiro Preto, para que se conheçam as raízes, os fatos, os acontecimentos que deram origem a este município.

Através da tecnologia buscar-se-á fazer tão importante resgate e registro para que em qualquer tempo e lugar possa-se conhecer um pouco mais do lugar onde se vive.

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 2013 PARTE 2



4º dia- Tema:Valorizando os pontos turísticos do município.

Objetivos:


·Visitar o principal ponto turístico do município;

·Ressaltar a importância histórica do túnel e da estrada de ferro para o surgimento do município de Pinheiro Preto;

·Relacionar outros acontecimentos históricos como o assalto ao Trem Pagador;

·Reproduzir em desenho o túnel.

O passeio foi agendado previamente com a Secretaria de Educação, pois precisava de transporte. Assim saímos da escola com meia hora de atraso, pois dependíamos do motorista, saímos da escola, portanto às treze horas e trinta minutos. Fomos até o túnel e chegando lá foi explicado para os alunos o ano em que foi concluída a construção do túnel, e que esta informação estava gravada sobre a entrada do mesmo. Também foi explicado o motivo da construção, e quais estados estão ligados por essa ferrovia, informações que também estão registradas sobre a entrada como se pode observar nas fotos abaixo. 





 Alunos e professoras chegando próximo ao túnel.




Professora mostrando a escrita impressa logo acima da entrada do túnel para os alunos e explicando o que significava aquela escrita.






Alunos observando a escrita e o túnel e fazendo seus questionamentos.






Tradicional foto tirada na entrada do túnel com a turma toda.
 
Alunos e professora fazendo a travessia do túnel e observando como ele foi
Construído e como são as paredes internas.
Após ter feito a travessia do túnel, chegamos até o cemitério.
O cemitério do túnel fica localizado a mais ou menos 50m do túnel e para chegar até ele é necessário atravessar o túnel. Explicou-se para as crianças que foram enterradas alguns trabalhadores que morreram ou foram assassinados na época em que estava sendo construída a estrada de ferro. No local existem algumas cruzes para simbolizar os túmulos das vítimas que se encontravam enterradas.
Ainda durante a visita, contou-se aos alunos que perto dali aconteceu um assalto que ficou conhecido por todo país o famoso: Assalto ao trem Pagador e que algumas pessoas acabaram sendo assassinadas no local, mas que não poderíamos ir até o local onde existe um monumento chamado Cruz do Zeca Vacariano, pois não daria tempo e pra eles não seria tão perto assim. 

Foi feito durante o passeio o registro em fotos e filmagens que foram mostradas aos alunos no último dia de aula. 

Já de volta a escola os alunos fizeram a representação da visita ao túnel através de um desenho, onde demonstraram a compreensão que tiveram do local. Como o túnel é um pouco complicado de se desenhar, optou-se por dar um pequeno esboço do túnel aos alunos e estes completaram o desenho de acordo com sua compreensão.

Cada aluno tem sua própria compreensão e representa seus desenhos da forma que consegue, mas quanto mais rica for sua experiência sobre o assunto, quanto mais informações tiver sobre o que terá que representar, melhor será sua representação. O mesmo está descrito no RCNEI:


Embora seja possível identificar espontaneidade e autonomia na exploração e no fazer artístico das crianças, seus trabalhos revelam: o local e a época histórica em que vivem; suas oportunidades de aprendizagem; suas ideias ou representações sobre o trabalho artístico que realiza e sobre a produção de arte à qual têm acesso, assim como seu potencial para refletir sobre ela. (Referencial Curricular Nacional para a educação infantil, Vol. III, 1998, p.88).


Legenda: Aluna fazendo seu desenho sobre o túnel.


Nessa atividade os alunos tiveram a oportunidade de expressar o que compreenderam do passeio e fizeram isso de forma bem tranquila. Lembraram direitinho do que viram no passeio e enquanto faziam a atividade iam falando o que lembravam. Foi levada para a sala também um banner com a foto do local e nele estava escrito: 100 anos do túnel. Como uma das alunas da turma já sabe ler, ela foi lendo e perguntou se o túnel tinha essa idade, então foi explicado que aquele Banner tinha sido feito a alguns anos e que neste ano o túnel estava completando 104 anos portanto. Todos os questionamentos que os alunos fazem no decorrer do trabalho acabaram enriquecendo ainda mais o estágio.

 
 Legenda: Aluno com o desenho quase pronto, representando ele chegando ao túnel.
 


Legenda: Aluno desenhando a estrada de ferro e a vegetação ao redor do túnel.





Legenda: A percepção dessa aluna à detalhes como os buracos e pedras que fazem parte do túnel.


5º dia: Tema: Jogo da memória e Blog do estágio
Objetivos:
· Desenvolver a memória e a concentração através do jogo da memória.

·         Inteirar os alunos sobre o que é um blog.      

·      Realizar jogos de associação de fotos antigas e fotos atuais dos mesmos locais.
· Registrar no blog as avaliações dos alunos sobre o estágio.
· Disponibilizar em bilhete para os pais o endereço do blog para que os mesmos possam fazer o acompanhamento das atividades que foram desenvolvidas.
  Observação:
Como os jogos já haviam sido feito em dias anteriores, mudou-se um pouco a programação.
Neste último dia então os alunos foram levados novamente até a sala informatizada onde através do Projetor Multimídia foram passadas as fotos deles, tiradas nos locais em que foram feitas as visitações, as fotos das atividades que realizaram na escola e as filmagens feitas nos passeios. Em seguida explicou-se sobre o blog criado que contém o registro do que foi desenvolvido durante o estágio, mostrou-se para os alunos o resultado deste trabalho, a participação deles no registro da história do município e sugeriu-se que levassem para casa o endereço do mesmo e que a partir dele seus pais também poderiam estar acessando e vendo as fotos dos passeios e do que foi desenvolvido durante todo o estágio. 

    Legenda: Alunos assistindo algumas das fotos que foram postadas no blog.



Depois de mostrar o blog, como avaliação do estágio fez-se o registro da opinião de cada criança em relação às atividades desenvolvidas durante o mesmo, sobre o assunto abordado, se eles acharam interessante e se gostaram de fazer esses tipos de atividades. Esse registro foi feito em forma de filmagens individuais.
Houveram algumas crianças que conseguiram expressar bem o que acharam do trabalho outras sentiram-se envergonhadas diante da câmera, mas cada qual deixou sua opinião.
 Importante destacar que o estudo sobre o município faz parte do conteúdo e do currículo escolar desses alunos e que a professora regente aproveitou para desenvolver as atividades que já estavam pré- organizadas após o estágio complementando assim o trabalho iniciado.

 Legenda: No destaque: no título: Faça um desenho bem bonito do município e recorte de revistas imagem do município, e cole abaixo: a aluna desenhou e colou a imagem do Museu.

Obs: Essa atividade já estava programada na apostila dos alunos, mas que foi realizada após o estágio quando tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o município.
Ao final de tudo na sala foi levada uma pequena lembrança do estágio para os alunos. Essa lembrança foi confeccionada de acordo com um dos símbolos da cidade que é a Uva e também com a foto da turma em frente ao museu. Pela reação dos alunos eles gostaram de receber o chaveirinho e com certeza mais ainda por se verem na foto com os demais coleguinhas.

Legenda: Lembrancinha entregue para os alunos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário